Conheça a lenda da boneca que teria sido 'possuída' em Sorocaba
História é uma das mais conhecidas da cidade e ganhou destaque na imprensa da época

conheça a lenda da boneca que teria sido 'possuída pelo demônio' em Sorocaba (Reprodução/Youtube/Netflix)
Uma das principais histórias que mexem com o imaginário do sorocabano há mais de 40 anos é lenda da boneca possuída.
Na época, a atriz, cantora e apresentadora Xuxa Meneghel se tornou febre no país todo. Cinco anos depois, conheceu um fã que dizia que só dormia abraçado com uma boneca de pano que a mãe havia feito inspirada na sua imagem.
Pensando nisso, ela firmou uma parceria com uma empresa para criação de uma boneca. Em maio de 1987, a linha foi lançada. O sucesso foi tanto que aproximadamente 800 mil unidades foram vendidas na época.
Segundo a imprensa de Sorocaba, um boato se espalhou pela cidade sobre uma criança de dois anos ter pedido, por diversas vezes, uma boneca da Xuxa para sua mãe, que na época estava desempregada. Como resposta, teria dito que ela só teria a boneca se tivesse ajuda do diabo, em uma das versões contadas.
No dia seguinte, a mulher teria conseguido a boneca de forma inexplicável após receber a quantia exata para comprar o brinquedo para a filha.
Surgiram duas versões sobre o que teria acontecido com a chegada do suposto brinquedo: uma trágica e a outra um pouco menos assustadora. São elas:
- A boneca teria matado a criança enquanto ela dormia;
- A criança dormiu com o brinquedo e acordou toda arranhada. As unhas da boneca teriam acordado com sangue.
Para tentar por fim ao “demônio” que estava na boneca, a mãe teria a levado até a Catedral de Sorocaba, onde teria sido mantida acorrentada.
O atual pároco da Catedral, Tadeu Rocha Moraes, nega que a boneca esteja no museu. “Não existe essa boneca no museu, mesmo porque sendo um Museu de Arte Sacra, é uma boneca que não tem nada a ver com arte sacra, mesmo que seja artística. Então, ela não estaria de jeito nenhum. Não está e não poderia estar”, pontua.
A notícia se espalhou e uma multidão se formou em frente à Catedral para ver a boneca, obrigando o local a fechar as portas. À época, o monsenhor Mauro Vallini afirmou que tudo não passava de um boato.
Anos após a confusão, a lenda ficou tão conhecida que, em 2016, a Netflix classificou a história como “O maior mistério dos anos 80” e produziu um vídeo para divulgar uma de suas maiores produções: Stranger Things. No vídeo, a boneca da Xuxa sussurra o nome do Demogorgon, confira:
Leia também
Ver mais
Corpo é encontrado carbonizado em estrada

Tarcísio de Freitas cumpre agenda em Sorocaba
