Região:

min

max

Anuncie aqui

Hotel inspirado em tradições da roça desenvolve projetos de inclusão para pessoas com deficiência

Espaço em Itu (SP) foi inaugurado para o público em geral no dia 3 de setembro e busca inserir adaptações na estrutura e atividades recreativas

Por Redação
(Atualizado em 21/09/2022 - 6h47)
Compartilhar

Um ambiente que busca oferecer acolhimento e a experiência de se sentir em casa é o objetivo de um novo hotel fazenda em Itu (SP). O espaço foi inaugurado no início do mês e vem ganhando destaque por desenvolver projetos de inclusão para pessoas com deficiência. 

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta quarta-feira (21). A data foi criada em 2005 e busca conscientizar sobre a importância da inclusão.

Para a coordenadora do hotel, Graziele de Moraes, o tema já é algo colocado em prática no atendimento às famílias no local. A estrutura física do espaço está sendo adaptada e todos os funcionários foram treinados para receber pessoas que possuem alguma deficiência. 

“Todos que trabalham aqui têm o treinamento, o certificado do selo ‘Amigo do Autista’, que é o primeiro que a gente ganhou. Agora, a gente continua com esse treinamento, mas focado na equipe de recreação, a equipe que acolhe, buscando o aprimoramento, a vivência.” 

O projeto foi idealizado pela fundadora do hotel, Carla Portela, com o marido Willian. Os dois costumavam viajar bastante e identificaram essa necessidade nos espaços em que estiveram.

“Nós tentamos acolher, neste momento, pessoas autistas, pessoas com deficiência e com Síndrome de Down também. Em todos os lugares que eles passavam, eles viam que tinha essa necessidade.”

Funcionários são treinados para trabalhar com pessoas com deficiência (Foto: Pâmela Ramos/Arquivo pessoal)

Recreação e planejamento 

No momento em que as famílias fecham uma reserva no hotel, os funcionários pedem para preencherem um formulário com indicações das necessidades da pessoa que será atendida. 

“Assim que ela fecha a reserva dela e indica que tem um filho autista ou com deficiência, nós temos o nosso coordenador da recreação, que ele entra em contato, antes de tudo.”

Hotel resgata tradições da roça em Itu (Foto: Pâmela Ramos/Arquivo pessoal)

São consultadas informações se a criança tem alguma objeção ao barulho ou alguma particularidade que a equipe do hotel precisará ficar atenta. 

“A gente tenta abraçá-los da melhor forma. Então, por isso que a gente faz um ‘estudo’ da pessoa que virá, para que a gente possa recebê-los da melhor forma, para que se sintam em casa como se estivessem na própria casa mesmo.”

O diretor lúdico da “OcusPokus – Soluções Lúdicas para eventos” e coordenador de recreação do hotel, Amilton Sanchez, explica que, embora já tenha vivido outras experiências com a inclusão na recreação infantil, ele se sente realizado em ver seu trabalho ser o tema central do projeto.

“A partir do primeiro contato pré-hospedagem, organizamos atividades adaptadas, uma equipe com maior experiência para o perfil da criança e, caso o nível de suporte a essa criança seja elevado, destinamos um profissional exclusivo para atendê-la. O profissional não fica isolado com ela, mas dá todo suporte necessário para que ela participe de todas as atrações.”

Hotel possui 11 acomodações e mais 10 quartos estão sendo construídos (Foto: Pâmela Ramos/Arquivo pessoal)

As experiências infantis possuem recreadores especializados e são separadas por idade para dar o devido atendimento a todos. Há atividades que envolvem horta, floresta, show de mágica, piquenique, oficinas, tirolesa, teatro, caça ao tesouro, acampamento, bondinho, escalada, cinema das estrelas, entre outras.

Os hóspedes também têm contato com os animais do hotel, como coelhos, mini vacas, cavalos, bodes e entre outros. Além disso, há opção de trilha, yoga, SPA, cavalgada, música ao vivo, arco e flecha, balonismo e trilha off road. 

Hóspedes podem ter contato com os animais do hotel (Foto: Pâmela Ramos/Arquivo pessoal)

Motivo de orgulho 

Graziele conta que, para ela, trabalhar no projeto que envolve inclusão é um motivo de orgulho, isso porque ela também tem um sobrinho que tem autismo. 

“Eu sei na pele o que é levar alguém que você ama para um lugar que você gosta de ir e, de repente, ser recebida com maus olhos, com a exclusão das crianças de perto.”

Capela foi construída perto da recepção do hotel (Foto: Pâmela Ramos/Arquivo pessoal)

O Hotel Fazenda Encanto da Roça fica na Avenida Sete Quedas, Jardim Residencial Itaim, em Itu (SP).